Gotham exibe seu último episódio com a revelação do Batman
A série Gotham, encabeçada pelo showrunner Bruno Heller e o produtor executivo Danny Cannon chegou ao fim. O último episódio foi exibido em 28/04 nos Estados Unidos. O episódio segue um salto temporal de 10 anos, e o enredo é baseado na famosa hq “Ano um”. Na trama, Batman, ainda desconhecido, assume o perfil de detetive, observando das sombras os destinos dos diversos personagens que fizeram parte da série.
It's so hard to say goodbye, but we'll be seeing you, Gothamites…
🦇❤️🌇
It's been a wonderful five years — our endless thanks for being part of it. #Gotham pic.twitter.com/4NSCMu2GyV— Gotham (@Gotham) April 26, 2019
O visual do uniforme do homem morcego é uma mistura dos melhores uniformes do Batman nos quadrinhos. Na trama, Bruce Wayne retorna a Gotham depois de dez anos de treinamento. Após acompanhar o destino dos personagens, a série trouxe também a cena clássica: o momento em que o detetive Gordon encontra o Batman no topo de um edifício.

A audiência do último episódio, contudo, não animou muito. O episódio marcou a pontuação de 0.3 na demo.
Apesar disso, é importante ressaltar que a queda de audiência na televisão é uma tendência mundial.
Os expectadores têm migrado em massa para a internet.
Na rede é possível encontrar conteúdo com uma maior liberdade criativa, além de não depender da grade de horários e da diversidade de material.
O último episódio conta com o retorno de vários vilões em seus trajes clássicos, inspirados nas hq. Selina Kyle, a mulher gato, também retornará no último episódio. A personagem, entretanto, não foi interpretada por Camren Bicondova.

A atriz a assumir o papel da personagem mais velha foi Lili Simmons.
A performance da atriz foi igualmente brilhante, e os produtores inclusive se mostraram animados para um possível derivado da personagem.
Fim de Gotham e um novo começo
Apesar do desempenho do último episódio, os produtores já anunciaram uma nova série no mesmo universo. “Pennyworth” será baseada no passado do mordomo Alfred, e terá classificação indicativa +18.
O jovem Alfred acompanhará Thomas Wayne, pai de Bruce em missões perigosas por Londres. É uma boa oportunidade, portanto, para explorar a construção do caráter dos dois personagens, que serviram de inspiração para que Bruce se tornasse o Batman.
No Brasil, Gotham é transmitida pelo canal Warner.